Ligue Para: (21) 4063-7007 ou (31) 4063-7007
Social:
Sua nuvem de negócios...

​O avanço da tecnologia VOIP no Brasil e no mundo

Com certeza voce já usou a tecnologia VoIP para se comunicar via telefone, mesmo que não saiba! Acesse nosso artigo e saiba mais sobre a evolução dessa importante forma de se comunicar

A tecnologia VoIP mudou notavelmente a forma através da qual as pessoas se comunicam com o mundo e com os outros.

Mesmo que possamos ficar perplexos e fascinados diante das inúmeras novidades tecnológicas acerca do processamento de dados, gerenciamento de tarefas, jogos de realidade aumentada e softwares de inteligência artificial, nosso instinto de socializar com nossos semelhantes ainda nos torna propensos a direcionar nossa atenção para tudo aquilo que melhora nossa comunicação interpessoal.

E não por coincidência, a tecnologia aplicada à comunicação cresce diariamente! Basta analisar retrospectivamente os últimos 10 ou 15 anos, e você verá o quanto os modelos de smartphone vem se modificando ano após ano, sempre aprimorando a velocidade e a experiência que o usuário tem durante a comunicação. Alguns exemplos são:

  • Possibilidade de enviar fotos e vídeos em tempo real
  • Realizar vídeo chamadas
  • Enviar mensagens de áudio

Tudo isso torna a experiência mais rica e encantadora, e nós seres humanos somos inclinados a valorizar estímulos e detalhes que despertam nossa atenção e nossas emoções.

Mas outro ponto que também desperta nosso interesse é economizar dinheiro. E a tecnologia também vem auxiliando nesse sentido, como por exemplo através do sistema de telefonia VoIP. E para você saber mais sobre isso, este artigo irá discutir o avanço da telefonia VoIP no Brasil e no mundo.

O que é tecnologia VOIP?

A tecnologia VoIP (do inglês, Voice over Internet Protocol, que significa voz sobre protocolo de internet) é, literalmente, um sistema que permite a transmissão de voz por meio de um endereço de IP.

Tradicionalmente, a transmissão de voz se dá por meio de ligações telefônicas, e você já deve estar bem familiarizado com o custo de uma ligação entre diferentes empresas de telefonia (em alguns casos, uma ligação pode custar mais de R$ 1,00 por minuto).

Ao transmitir a voz através de endereços de IP, o modo VoIP acaba facilitando a comunicação, sendo uma alternativa às linhas telefônicas tradicionais.

Entre as vantagens, destacam-se a maior qualidade da comunicação, menos instabilidades em sinais que permitem as ligações e, o que é mais atraente, o custo por ligação significativamente reduzido.

Como surgiu a telefonia VoIP

A telefonia VoIP surgiu no ano de 1995, graças ao trabalho de uma empresa chamada Vocal Tec. Os pioneiros desta tecnologia a chamavam na época simplesmente de Internet Phone.

O aplicativo era bastante simples e, para que fosse possível a comunicação, os dois usuários precisavam ter o mesmo aparelho com as mesmas configurações.

Em 1996 esta tecnologia teve sua popularidade expandida, e já era possível enviar mensagens de voz através da internet para um telefone, e não somente para computadores com as mesmas configurações, como no ano anterior. Mas o serviço ainda apresentava falhas e às vezes algum delay.

No ano de 1998 a Vocal Tec já fabricava modelos que permitiam tanto ligar quanto receber chamadas convencionais. Houve um aumento do serviço na época, que por sinal era gratuito e bastante eficaz, comparado às tecnologias daquele período.

Atualmente, o sistema de telefonia VoIP deu um salto exponencial, aumentando ligeiramente sua qualidade, sua velocidade, seu custo-benefício e, consequentemente, o número de usuários.

O avanço da telefonia VoIP no mundo

No ano de 1998, enquanto a Vocal Tec, pioneira da tecnologia VoIP ainda era uma das únicas a trabalhar com este serviço, estimava-se que apenas 1% da população fazia uso deste serviço.

Mas no ano de 2000 o governo americano começou a regular as comunicações de VoIP e, neste período, houve um aumento notável da procura pelo serviço de telefonia VoIP.

Com o interesse por parte do governo americano, três empresas passaram a oferecer o serviço de comunicação VoIP. Isso fez com que no ano de 2003 o serviço já estivesse sendo utilizado por pelo menos 25% da população, havendo, portanto, um aumento de 24% do consumo do produto em 5 anos.

Atualmente, uma porcentagem muito maior da população mundial utiliza tecnologia VoIP. Aliás, provavelmente você utilize aplicativos que dispõe de recursos VoIP, mesmo que você não saiba. Isso porque esta modalidade de serviço está presente em aplicativos como:

  • Skype
  • WhatsApp
  • Facebook
  • Viber, entre outros

E como estes aplicativos utilizam VoIP? Bem, ao instalar qualquer um destes aplicativos em seu celular, seu tablet ou seu computador, você acaba tendo um IP, ou um número de celular fornecido por alguma empresa de telefonia, no caso do WhatsApp.

O que o sistema VoIP faz é estabelecer a comunicação entre dois endereços de IP de aplicativos distintos por meio da internet.

Perfil do uso da telefonia VoIP no Brasil

No Brasil, existe um número importante de pessoas que utiliza recursos da tecnologia VoIP através dos aplicativos mencionados anteriormente. O Skype e o Whatsapp, por exemplo, já se tornaram inclusive aplicativos de trabalho para quem realiza consultoria online, por exemplo.

Mas também existem empresas apostando na troca de sua linha telefônica convencional para a adoção de um sistema VoIP de telefonia. A adaptação é bastante simples, e o usuário consegue inclusive manter o mesmo número que utilizava com o serviço de telefonia.

No entanto, você precisará de aplicativos como o PABX IP, que integra as redes PSTN (redes de telefonia convencional) a redes VoIP, tornando o processo automatizado.

Quer saber mais sobre tecnologias e planos VoIP? Clique aqui e acesse nossa área de planos!

As tecnologias atuais vêm fazendo uso do sistema VoIP para estabelecer a comunicação mais rápida e mais eficiente entre os usuários. A comunicação VoIP está presente tanto em aparelhos próprios desta tecnologia, como também em aplicativos secundários que utilizam esta tecnologia para se comunicar através de ligações, chamadas de vídeo e afins.

Os aplicativos mais populares que você provavelmente já utiliza são exemplos totalmente confiáveis de tecnologia VoIP. Contudo, caso você queira transformar seu telefone convencional do trabalho em um sistema de telefonia VoIP você pode, e para isso você só precisa entrar em contato com a Ligou.me.

Mas lembre-se que para fazer um bom uso do sistema de telefonia VoIP você precisará ter uma boa comunicação de internet, para evitar instabilidades, e tomar alguns cuidados em relação à segurança da informação.

Feito isso, você estará utilizando um serviço de qualidade, segurança e praticidade, pagando um valor significativamente abaixo do que pagaria para utilizar um sistema de telefonia convencional.

Gostou de saber como a tecnologia VoIP avançou no Brasil e no mundo? Deixe seu comentário!



Termos Relacionados: TECNOLOGIA VOIP TELEFONIA COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO PABX

Compartilhe Este Conteúdo:

Artigos Relacionados

Pesquisar no Blog



Comentários

Curta nossa página
Entre em Contato
  • Endereço: Av. João Samaha, 1385, Sala 103 Bl 01, São João Batista
    Belo Horizonte/MG - CEP: 31.520-100
  • Telefones: (31) 4063-7007 | (21) 4063-7007
  • Email: comercial@ligoume.com.br
  • Chat - Seg. às sex.: 9:00 às 19:00
    Telefone - Seg. às sex.: 9:00 às 18:00
Diga Olá! :)

« Grupo BHG / Ligou.me ». ©Todos os direitos reservados 2015.