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Dicas para começar a empreender ainda em 2021!

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos profissionais, de diferentes áreas. A possibilidade de gerar um produto ou serviço pode ser desafiadora, porém uma boa estratégia e análise de riscos podem ser o fator que fará diferença na hora crescer. Confira nesse post algumas dicas para quem deseja começar a empreender ainda em 2021!

Em uma pesquisa realizada em 2017 pela FIRJAN foi constatado que 76% dos jovens brasileiros, entre 25 e 35 anos, sonhavam com ter seu próprio negócio. A busca por um mercado mais promissor e a conquista da independência financeira são um dos principais motivos para essa alta procura. Com novas funcionalidades para aberturas de MEI (Microempreendedor individual) e ME (Microempresa), como solicitação online, o processo se tornou mais ágil e menos burocrático,

A criação de empresas no Brasil continua batendo recordes ano após ano. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2021 foram criados 2,5 milhões de novos negócios no pais. Quando comparado ao mesmo semestre do ano anterior, houve um aumento de 32,76%. Com o aumento do desemprego gerado principalmente pela chegada da pandemia, o empreendedorismo se tornou também uma opção para diversas pessoas que perderam sua renda durante esse período. Com a chegada da pandemia e o aumento do desemprego, ele serviu como alternativa para ainda mais pessoas em busca de uma fonte de renda; principal ou extra. E junto com esse aumento, também surgem diversas dúvidas. Por isso, confira as dicas da ligou.me para aspirantes ou iniciantes no empreendorismo.

A ligou.me oferece uma grande variedade de planos de telefonia em nuvem, VoIP, PABX e diversos outros serviços que podem ajudar você e a sua empresa a crescer, atrair novos consumidores e reduzir os custos. Para conferir mais detalhes sobre as ofertas disponíveis, preços e funcionalidades, clique aqui ou mande uma mensagem para um de nossos especialistas. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas.

1 - Escolha o seu ramo

Esse é o primeiro passo para quem está querendo abrir seu próprio negócio. Com novas tecnologias chegando a cada momento, as possibilidades são muito variadas e com particularidades específicas de cada setor. Alguns pontos importantes devem ser considerados nesse momento, como por exemplo o perfil do público de sua marca e o nível de concorrência. Caso esteja na dúvida de por onde começar, neste post apresentamos alguns dos mercados mais promissores para 2021.

2- Faça uma análise preliminar

Esse é o segundo, porém um dos mais importantes passos neste guia. Para reduzir os riscos é necessário conhecer bem o mercado e o público o qual sua marca está inserida. Para isso, pesquise sobre seus concorrentes diretos e reúna as informações para montar o seu planejamento e lançamento. Como muitas empresas não dão a devida atenção a esta etapa, grande parte delas não conseguem superar os primeiros desafios da jornada e por isso muitas empresas são fechadas em curtos períodos de tempo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, 6 em cada 10 empresas encerram suas atividades antes do sexto ano. Muitos mergulham no ramo sem a preparação adequada, que deve incluir: análise de mercado, controle financeiro, o operacional e as estratégias de marketing.

3 - Organize seu Plano de Negócios

Esse passo é fundamental para quem está pensando em começar a empreender. Antes de colocar a mão na massa, é preciso reunir documentalmente todas as:

  • Resumo executivo;
  • Descrição do negócio;
  • Análise de mercado;
  • Análise competitiva;
  • Análise de contexto;
  • Metas e objetivos;
  • Plano de design e desenvolvimento;
    Todas as informações referentes ao conceito de seu negócio, como objetivos e tom de voz devem estar prontas antes do lançamento.
  • Planos de operação e gerenciamento;
  • Fatores financeiros;
    Além dos investimentos no produto e serviço em si, é preciso se pensar nos investimentos em marketing. Seja para atrair novos leads ou vincular campanhas pagas nas mídias sociais, por exemplo, é necessário que haja um investimento em campanhas de divulgação, principalmente durante o lançamento. Através dos dados coletados nas análises prévias, defina qual a melhor estratégia de prospecção de novos clientes para a sua marca.
  • Métricas para o plano de negócio.

Depois de coletar o máximo possível de insumos durante a análise do público e dos concorrentes, é importante reunir e centralizar essas informações detalhadamente neste plano de negócio para o lançamento. É importante que todos os conceitos do plano trabalhem de forma conjunta, para proporcionar melhorias no produto ou serviço, atendimento, pós venda e a satisfação da marca como um todo.

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