Ligue Para: (21) 4063-7007 ou (31) 4063-7007
Social:
Sua nuvem de negócios...

Modelo de Vendas Low Touch: Conheça os benefícios para sua empresa!

Por que automatizar os seus processos de vendas? Conheça no artigo de hoje os benefícios do modelo de vendas Low Touch e saiba como torna-lo o aliado perfeito para fazer o seu negócio decolar.

Modelo de Vendas Low Touch: Conheça os benefícios para sua empresa!

A maioria de nós já usou o modelo de vendas Low Touch.

Em suma trata-se do modelo comercial de vendas pela internet sem grandes interferências das empresas no processo de compra.

Embora haja a ação de Inbound Marketing para que o cliente chegue até você e confie no seu produto/serviço.

Vamos entender?


O que são vendas Low Touch?

Vendas Low Touch é um modelo de vendas em que existe pouco ou nenhum contato humano! Nesse modelo as vendas não necessitam da intermediação de um profissional para orientar, demonstrar e fechar a compra. Com a internet essa forma de vender se tornou muito comum!

O melhor exemplo do modelo de vendas Low Touch são os e-commerces. Quando você decide adquirir um item em lojas virtuais dificilmente acontecerá a interação com outro ser humano, exceto em caso de dúvidas sobre o produto.

Nesse caso você pode ligar para a loja ou questionar via chat. Ainda assim com tantos blogs, fóruns e resenhas em sites a maioria das dúvidas já estão prontamente esclarecidas, basta fazer uma busca.

Como funcionam as vendas Low Touch?

O cerne do modelo de vendas Low Touch é a automação do processo de comercialização dos produtos.

Outro ponto muito importante é a qualidade da sua equipe de marketing, já que nesse modelo, não é a sua empresa que aborda o cliente e sim o contrário.

Então como trazer o cliente até o seu e-commerce?

O recurso que irá te ajudar nesse objetivo é o Inbound Marketing!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma estratégia baseada na disseminação de algum conteúdo relevante voltado especificamente para o seu público alvo.

A idéia aqui é que seu cliente não seja incomodado por abordagens de vendedores insistentes que sequer tem certeza de que o cliente está realmente dentro do seu público alvo.

Uma vez que as pessoas que estão dentro do perfil do seu produto forem impactadas com o seu conteúdo, elas automaticamente criarão uma relação com a sua empresa/marca e isso pode resultar na venda.

Resumindo: Você oferece algum valor para que o cliente vá até você!

Quais são as ferramentas usadas no modelo de vendas Low Touch?

Ao implementar uma estratégia de vendas Low Touch é necessário utilizar ferramentas para que o cliente seja atraído até a sua empresa.

Trabalhe com um funil de vendas

O Funil de vendas representa a jornada de compra do seu cliente, que acontece em etapas, em cada fase do funil podemos dizer que ele se encontra mais próximo de adquirir o seu produto/serviço.

As etapas do funil de vendas para vendas Low Touch:

  • Topo de funil - O topo de funil é quando o cliente em potencial toma conhecimento do seu produto ou serviço, gerando curiosidade. Aqui é a hora de mostrar ao visitante a sua expertise no assunto.
  • Meio de funil - O cliente que chegou aqui certamente criou, mesmo que mínima, uma relação com o seu conteúdo e sua marca.

Nessa altura além dele conhecer mais sobre o problema que seu produto/serviço resolve ele também já terá desenvolvido confiança na sua marca.

Nesse momento o seu conteúdo deverá ser voltado a orientá-lo sobre qual a melhor opção para sanar sua demanda.


  • Fundo de funil - Os clientes no fundo do funil, são chamados de clientes qualificados, ou seja, que já conhecem todos os pormenores do próprio problema e das soluções e opções que a sua empresa oferece.

Esse consumidor já está apto a tomar uma decisão de compra. Aqui finalmente podemos abordar o cliente, seja por e-mails, mensagens ou até telefone.



Outras ferramentas para vendas Low Touch

Na estratégia para vendas Low Touch é importante que se use ferramentas que proporcionem o auto serviço, como por exemplo:

Perguntas Frequentes

Com uma sessão dessa em seu site, você sana automaticamente muitas dúvidas do seu cliente em potencial sem que ele precise efetivamente entrar em contato com a sua empresa.

Chatbots

O chatbot pode atuar de duas formas:


  • Chatbots com inteligência artificial - Aqui a idéia é com no chat o cliente consiga sanar todas as suas dúvidas, pois a aplicação aprende a cada interação, registrando as conversas e tornando as respostas mais precisas.
  • Chatbots baseados em regras - Nos casos dos chatbots baseados em regras é desenvolvido um banco de dados com opções de vocabulário, links que direcionam para tutoriais, imagens e respostas para perguntas frequentes.

Automação de e-mails

Em algum ponto do funil de vendas o seu cliente irá disponibilizar os dados de contato em troca de algum conteúdo rico.

Sendo assim, você pode automatizar o envio de e-mails e ofertas de acordo com cada interação do seu cliente, dessa forma, você sempre manterá a sua marca no radar do cliente.

Quais são os benefícios do modelo de venda Low Touch?

Agora que já entendemos os aspectos principais sobre o modelo de venda Low Touch, vamos conhecer alguns benefícios de adotar esse mecanismo:

Escalabilidade

Com um processo de vendas onde a interferência humana é mínima, não importa o quanto o seu negócio cresça, você não irá perder vendas pois tem como aliada a automação do negócio. Precisando apenas, quando necessário, aumentar a equipe de apoio e suporte.

Agilidade na compra e aumento das vendas

Novamente podemos falar do processo de automação das vendas, que torna o modelo de vendas Low Touch muito ágil, para sua empresa e também para o cliente, pois ele não precisa aguardar até o horário comercial para efetuar a compra do produto/serviço que ele deseja e não corre o risco de esquecer ou deixar para depois a compra. Ou seja, o número de conversões é bem maior do que no modelo tradicional de vendas.

Redução de Custos

A redução de custos também está aliada ao processo automatizado de vendas Low Touch, conforme as vendas crescem você não precisa, necessariamente, aumentar a equipe o que reduz exponencialmente o custo da sua operação.

Melhoria na experiência do cliente

A experiência do cliente melhora a medida que ele não possui um vendedor insistente pressionando para fechar uma compra. O fato de poder tomar a decisão no seu tempo, no local e horário que definir, tendo diversas informações que sanem suas dúvidas favorece muito a experiência do cliente.

Gostou de conhecer o modelo de vendas Low Touch? Entre em contato e saiba como a Ligou.me pode ser sua parceira na expansão do seu negócio.




Termos Relacionados: MODELO DE VENDAS LOW TOUCH VENDAS ONLINE FUNIL DE VENDAS E-COMMERCE

Compartilhe Este Conteúdo:

Artigos Relacionados

Pesquisar no Blog



Comentários

Curta nossa página
Entre em Contato
  • Endereço: Av. João Samaha, 1385, Sala 103 Bl 01, São João Batista
    Belo Horizonte/MG - CEP: 31.520-100
  • Telefones: (31) 4063-7007 | (21) 4063-7007
  • Email: comercial@ligoume.com.br
  • Chat - Seg. às sex.: 9:00 às 19:00
    Telefone - Seg. às sex.: 9:00 às 18:00
Diga Olá! :)

« Grupo BHG / Ligou.me ». ©Todos os direitos reservados 2015.