Ligue Para: (21) 4063-7007 ou (31) 4063-7007
Social:
Sua nuvem de negócios...

ESPECIAL METODOLOGIA ÁGIL: Saiba como tornar a sua empresa mais produtiva!

Agile Marketing: Um novo jeito de pensar a sua estratégia de comunicação! Quer entender todos os benefícios dessa prática e como colocá-la em ação? Confira!

Agile Marketing: Um novo jeito de pensar a sua estratégia de comunicação!

O que vem na sua cabeça quando a palavra “agilidade” é mencionada? Dependendo da sua área de atuação, você pode pensar em diversas coisas.


O que todos pensam em comum é: maior número de entregas e trabalho eficaz. Para os atuantes de marketing, uma novidade pode mudar as definições de agilidade no mercado de trabalho: trata-se do Agile Marketing.

Quer entender todos os benefícios dessa prática e como colocá-la em ação? Confira!


O que é Agile Marketing?

O Agile Marketing é uma técnica que surgiu com a área de desenvolvimento de software e consiste em pegar grandes demandas da área e desmembrá-los em pequenas tarefas. Essas pequenas tarefas são divididas em ciclos e, ao final de cada ciclo, a tarefa é dada como concluída.


Esse método ajuda a aumentar a sua produtividade, entregar resultados melhores, além de trazer mais inovação.


Também ajuda a flexibilizar o projeto, pois, caso alguma das pequenas tarefas não funcione como esperado, você não precisa repensar em todo o processo, apenas naquele pedaço.

Qual a diferença entre Agile Marketing e o Marketing Tradicional?

Vários pequenos experimentos x poucas grandes apostas

Enquanto no modo tradicional aposta-se em um grande experimento para a área, na metodologia ágil a tendência é fazer diversos e pequenos experimentos.


Teste e dados x opiniões e convenções

Depois, fruto desses pequenos experimentos, a aposta do Agile Marketing é realizar frequentemente a análise de todos os dados apontados. Já no Marketing Tradicional, há apenas a opinião e grande experiência de alguma pessoa da área.


Tribos e nichos x mercados de massa impessoais

O modelo de projetos que duram de seis a doze meses, no marketing anterior, dão lugar a modelos ágeis. Nos projetos pequenos, chamados de “sprints”, de mais ou menos 15 dias, os erros podem ser corrigidos mais facilmente e as novas “rotas” calculadas mais rapidamente.

Além disso, as equipes hierarquizadas e apenas com profissionais de marketing se transformaram em times que se auto gerenciam e são multidisciplinares.


Engajamento e transparência x Postura “oficial”

No novo cenário, as empresas saem da posição de proteção e cuidado com a marca e passam a trabalhar com a transparência e engajamento. Os maiores exemplos dessa mudança de posicionamento são as grandes empresas do cenário atual, como Netflix, Uber, Youtube, entre outros.


Como funciona o Agile Marketing e como implementar no seu negócio?

Assim como já citado acima, o método ágil funciona em ciclos rápidos e tem como objetivo orientar os projetos, criando mais inovação, agilidade e um controle maior sobre projetos grandes e complexos.

Quer aprender como aplicar o Agile Marketing na sua empresa? Confira abaixo:

  1. Satisfação do cliente em primeiro lugar!

O ponto principal do Agile Marketing é satisfazer o cliente. A boa experiência do consumidor deve ser mantida e sustentada ao longo de todo o projeto. O relacionamento com os clientes deve ser nutrido sempre, de maneira personalizada e atenciosa, mesmo no pós-venda.


  1. Esteja pronto para mudanças

O método ágil exige que as empresas estejam prontas para a mudança, pois, por terem ciclos rápidos, as mudanças acontecem a todo momento. No Agile Marketing, a mudança faz parte do processo e deve ser encarada como um avanço, uma boa notícia!


  1. Frequência e constância

Por ser baseado em fases, o Agile Marketing deve ter entregas constantes e importantes. Entenda quais são os objetivos que você quer alcançar e foque na produção de materiais ricos, atualizados e precisos.


  1. Mantenha equipes multidisciplinares e unidas

Para que o marketing ágil funcione como ele deve funcionar, as equipes devem se manter unidas, engajadas e caminhando para o mesmo lugar, com o mesmo objetivo. Aposte em trabalhar com as equipes de vendas e marketing, por exemplo. Dessa forma, os resultados chegarão conforme previstos!


  1. Comunicação é a chave do negócio!

Transparência e conversa com todos os envolvidos no projeto é essencial para que os papéis sejam bem definidos e que as equipes desenvolvam o seu melhor. Sejam gestores, profissionais terceirizados, colaboradores, fornecedores: passe sempre a mensagem de forma clara e concisa.


  1. Defina processos ágeis e sustentáveis

Os processos que são sugeridos pelo Agile Marketing, são ágeis e levam menos tempo para serem feitos. Dessa forma, acabam tornando-se sustentáveis e evitam o retrabalho.


  1. Aposte na simplicidade

Tarefas mais simples podem ser mais fáceis de explicar e, consequentemente, mais assertivas na hora de produzir. No manifesto agile, a simplicidade é considerada uma arte.

Por isso, se quer ter mais chances de sucesso, aposte no simples!


  1. Autodisciplina e auto-organização

Para trabalhar com o Agile Marketing, é essencial ter uma equipe auto disciplinada e organizada. Por diversas vezes, todos precisarão tomar decisões e definir prioridades. Os times são os maiores responsáveis por decidirem melhores estratégias e atenderem as demandas da melhor forma.

Quais são as vantagens de adotar o Agile Marketing na sua empresa?

Se ainda restam dúvidas quanto aos benefícios da metodologia ágil, confira as principais vantagens dessa prática para os resultados do seu negócio:

  • Maiores entregas e execução: com uma equipe multidisciplinar, as entregas serão maiores. Além disso, essa prática evita o retrabalho e a perda de tempo, já que cada etapa do processo é acompanhada de perto.
  • Prioridades, de fato, em primeiro lugar: os métodos Scrum e Kanban, que estão dentro do Agile Marketing, permitem que as tarefas do processo sejam, literalmente, visíveis. Dessa forma, você consegue alinhar a equipe e definir as prioridades.
  • Comunicação em sintonia: já que todos conseguem ver os seus papéis, a comunicação entre os profissionais consegue fluir de forma natural e transparente. Isso também é um fator importante para o clima do time ser positivo e para que os processos aconteçam como devem acontecer.
  • Adaptação às mudanças: por ter prazos e planejamentos mais curtos, o Agile Marketing permite que você e a sua equipe se adaptem às mudanças e já estejam preparados para resolver problemas mais rapidamente.
  • Inovação em tempo real: os testes frequentes e os dados coletados de cada um deles permitem que lições sejam aprendidas mais rápidas, assim como novas ideias.

Agora que você conheceu mais uma metodologia ágil está pronto para implantar essas ferramentas em sua empresa?

Deixe seu comentário, a Ligou.me quer saber sua opinião!




Termos Relacionados: MARKETING AGILE MARKETING METODOLOGIA ÁGIL AGILE COMUNICAÇÃO CUSTOMER

Compartilhe Este Conteúdo:

Artigos Relacionados

Pesquisar no Blog



Comentários

Curta nossa página
Entre em Contato
  • Endereço: Av. João Samaha, 1385, Sala 103 Bl 01, São João Batista
    Belo Horizonte/MG - CEP: 31.520-100
  • Telefones: (31) 4063-7007 | (21) 4063-7007
  • Email: comercial@ligoume.com.br
  • Chat - Seg. às sex.: 9:00 às 19:00
    Telefone - Seg. às sex.: 9:00 às 18:00
Diga Olá! :)

« Grupo BHG / Ligou.me ». ©Todos os direitos reservados 2015.