Ligue Para: (21) 4063-7007 ou (31) 4063-7007
Social:
Sua nuvem de negócios...

ESPECIAL METODOLOGIA ÁGIL: Saiba como tornar a sua empresa mais produtiva!

Metodologias ágeis fora da TI: Quais são as vantagens para sua empresa? Você já ouviu falar sobre metodologias ágeis? Com o cenário digital esse tipo de metodologia de gestão de projetos está cada vez mais em alta!

A abordagem ágil busca atender as expectativas dos clientes atuais, que anseiam por uma entrega de projetos transparente e colaborativa.

Ao utilizar metodologias ágeis as prioridades são comunicação contínua, flexibilidade e atuação em conjunto visando um desenvolvimento rápido e consistente.

“Imagine que sua empresa está construindo o BlackBerry e de repente lançam o iPhone. Você deve continuar seguindo seu planejamento à risca?”

JJ Sutherland

Essa pergunta nos faz pensar não é mesmo? Para acompanhar as rápidas transformações no mundo empresarial, os métodos de desenvolvimento de projetos em diversas áreas podem e devem ser aperfeiçoados.

Pensando nisso, vamos conhecer mais sobre metodologias ágeis!


O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são uma forma de gerenciar projetos diferenciada, acelerando as entregas ao longo do desenvolvimento de um projeto. A abordagem ágil trabalha com entregas incrementais a fim de fracionar o todo.

Ou seja, não há uma entrega rápida e total e sim várias entregas rápidas.

A metodologia ágil fomenta o trabalho em equipes organizadas e multidisciplinares utilizando o conceito de inteligência coletiva, atingindo metas faseadas, que são entregas, até a finalização total do trabalho.

Como surgiram as metodologias ágeis?

Em muitos casos, na área da tecnologia da informação, não são entregues produtos aos clientes e sim softwares que tem que ser desenvolvidos de forma única e customizada.

Grandes projetos de software levam tempo e ao finalizar o trabalho, pode ser que a tecnologia desenvolvida já esteja ultrapassada e não atenda mais a necessidade do cliente.

Foi assim que as metodologias ágeis surgiram, para atender essa demanda altamente volátil do setor de tecnologia.

A abordagem ágil pode ser aplicada fora das empresas de tecnologia da informação?

Siiiiim!

Embora as metodologias ágeis tenham sido criadas para atender uma necessidade da área de TI, aos poucos, outros setores perceberam a possibilidade de sucesso com essa forma de gestão!

Ágil fora da TI

Felizmente podemos atuar com a metodologia ágil fora da TI!

Esse modo de trabalho não se limita a apenas guiar o desenvolvimento de softwares, app, sistemas e afins.

Podemos mudar a forma de gestão dentro de qualquer setor a fim de otimizar processos com o agile, tendo a área de TI apenas como um dos integrantes da equipe multidisciplinar.

Além disso podemos aplicá-la no desenvolvimento de protótipos de produtos, mudança de processos, melhoria de gestão, linhas de produção e etc.

Os métodos ágeis tem como princípio a interatividade dentro de uma equipe que esteja pronta para errar e mudar, aprendendo e confiando no processo.

O que é entrega incremental?

A idéia de entrega incremental dentro das metodologias ágeis é que o cliente ou a área de destino da empresa, não espere até a conclusão do projeto para se beneficiar dele.

Sendo assim são feitas entregas faseadas onde o projeto, produto ou processo já seja utilizável de alguma forma.

A vantagem da entrega incremental é exatamente a possibilidade de testar a aplicação do recurso e verificar se o caminho tomado até o momento é mesmo o ideal.

Além de ser um modo flexivel de trabalho, as entregas incrementais diminuem consideravelmente a chance de falhas na entrega final!


Metodologias ágeis que são usadas em diversos segmentos empresariais

Scrum

Esse é dos métodos agile mais conhecidos!

Dentro dessa metodologia os projetos são fracionados em fases mensais ou semanais, os sprints.

No método Scrum cada integrante da equipe multidisciplinar tem uma tarefa que deve ser executada dentro de um prazo determinado.

Há também as reuniões diárias, chamadas de Daily Scrum. É importante ressaltar que aqui não se aplica o modelo de reunião corporativa que costuma ser longo.

A idéia é que sejam bate-papos rápidos para resumir o andamento do que foi feito e definir (se preciso) novas prioridades.

Test Driven Development

A metodologia Test Driven Development trabalha com foco no resultado final da entrega, ou seja, é visualizado o resultado que se quer chegar antes mesmo de começar as tarefas.

A partir daí é traçada uma solução com tarefas simples e objetivas para alcançar o objetivo final.

KANBAN

Esse método nasceu antes das metodologias ágeis! E quando elas surgiram, ele foi logo incorporado.

Criado pela empresa Toyota na década de 60 a idéia é organizar o fluxo de trabalho, no caso da Toyota a organização era da linha de produção.

Basicamente pode ser usado um quadro com post-its ou algum software e dividir as tarefas em: para fazer - em execução - concluído.

Nessas seções podem conter qual a tarefa, o nome do responsável e prazos. Dessa forma todos os envolvidos estarão a par do andamento do projeto.

Técnica de liderança Awake

Essa técnica tem como princípio o pensamento sistemático. É aplicada para as lideranças das empresas, onde o líder cria um plano de visão com os objetivos e tarefas atuais de sua equipe.

Conforme a equipe avança, o líder trabalhar com a revisão das tarefas, adequação e mudanças dentro do time tendo como meta tornar o trabalho mais eficiente.

Scaled Agile Framework (SAFe)

Imagine usar metodologias ágeis em escala organizacional! Isso mesmo, envolver toda a empresa em uma nova forma de gestão de processos.

Pode tornar-se difícil ou impossível gerenciar equipes multidisciplinares enormes. Com o intuito de eliminar essa limitação surgiu o SAFe que propõe um desenho escalável da abordagem ágil.

Metodologia Lean

A palavra Lean significa enxuta. Essa metodologia trabalha o conceito de que um negócio pode fracassar se desperdiçar os recursos que possui.

Embora seja uma abordagem que surgiu no Japão nos anos 80 para otimizar a linha de produção de carros, ela voltou a tornar-se muito popular em 2011 entre os empreendedores do Vale do Silício.

Agile Marketing

Agile Marketing nada mais é do que metodologias ágeis aplicadas ao marketing (com as devidas adaptações, é claro!).

E porque esse setor merece destaque?

Hoje o marketing teve que fazer diversas mudanças para alcançar seu público, o modelo de gestão de projetos em cascata não é mais tão eficiente já que o marketing precisa atuar em diversos canais simultaneamente.

A fim de otimizar os alinhamentos comerciais e aumentar a velocidade das entregas foi criado o conceito de Agile Marketing!

Gostou de saber mais sobre metodologias ágeis?

O tema é muito amplo, então fique ligado! Semanalmente no mês de Junho teremos conteúdos falando das abordagens mais utilizadas dentro e fora da TI!









Termos Relacionados: AGILE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO METODOLOGIAS ÁGEIS TI SCRUM MARKETING LEAN EMPRESA PRODUTIVA

Compartilhe Este Conteúdo:

Artigos Relacionados

Pesquisar no Blog



Comentários

Curta nossa página
Entre em Contato
  • Endereço: Av. João Samaha, 1385, Sala 103 Bl 01, São João Batista
    Belo Horizonte/MG - CEP: 31.520-100
  • Telefones: (31) 4063-7007 | (21) 4063-7007
  • Email: comercial@ligoume.com.br
  • Chat - Seg. às sex.: 9:00 às 19:00
    Telefone - Seg. às sex.: 9:00 às 18:00
Diga Olá! :)

« Grupo BHG / Ligou.me ». ©Todos os direitos reservados 2015.