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Porque investir em um CRM para sua empresa?

Para o novo empreendedor é sempre um desafio decidir se é o momento ou não de implantar uma nova ferramenta na sua empresa. Pensando nisso, apresentamos no texto de hoje alguns motivos para investir em um CRM para sua empresa.

O processo de vendas é o que sustenta qualquer empresa e deve ser ampliado e melhorado constantemente.

Muitas marcas focam os seus esforços de maneira errônea na administração de clientes, além de perder muito tempo com ações que não geram resultados.

Pensando em facilitar o manuseio das informações e dados dos seus clientes, investir em um CRM é um passo importante para alavancar o seu negócio e, de quebra, melhorar significativamente o atendimento ao consumidor final.

A sigla CRM significa Customer Relationship Management. No português, podemos definir como o gerenciamento da relação com o cliente. Ou seja, todos os tipos de contato que a sua empresa tem com um usuário do seu produto (ou um futuro usuário), são registrados nesse software.

Entenda melhor o poder dessa ferramenta para a sua empresa!


O que é CRM?

O CRM é um conjunto de práticas, processos, estratégias, políticas e, principalmente, tecnologias, que te fornecerão informações importantes sobre o comportamento do seu público-alvo. Desde empresas grandes a startups podem utilizar algum sistema de CRM.

A principal função de um CRM é otimizar e impulsionar as suas vendas por meio de estratégias totalmente personalizadas para o seu negócio.

Essa é uma ferramenta SaaS (Software as a Service), ou seja, um software que atua para você como um serviço. Nesse modelo, uma empresa fornecedora é a responsável por entregar toda a estrutura necessária para que o software trabalhe para você.

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Os benefícios são diversos, mas um dos maiores é que tudo pode ser utilizado online, via nuvem.

Com todas as informações contidas no CRM, você consegue pensar na melhor estratégia para a venda dos seus produtos ou serviços. Assim, eles conseguem ser direcionados da melhor forma até o seu usuário final, mesmo que ele ainda não seja um cliente.

Como funciona o CRM?

Os modelos de CRM são personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente. Dessa forma, os dados serão mostrados de maneira mais assertiva para que as suas ações de venda tenham cada vez mais sucesso.

Depois de implementado, o CRM armazena informações e dados de clientes atuais e leads, como nome, idade, número de telefone, cidade, etc.

Na plataforma também ficam registradas as interações com a sua empresa, sejam elas: visitas ao site, ligações telefônicas, pesquisas, e-mails enviados, entre outras relações.

Todas essas informações, porém, não formam somente uma grande lista de contatos. Elas ficam armazenadas em uma base e se reúnem e integram, gerando dados valiosos sobre o comportamento do seu público-alvo.

Na prática, pensando em um negócio de produtos farmacêuticos, por exemplo, o CRM pode, entre muitas outras coisas, registrar todas as interações que os pacientes tiveram com os seus medicamentos lançados.

Com isso, você pode fazer um acompanhamento detalhado e ver os resultados daquilo que foi produzido, prever possíveis erros e dar o suporte necessário e personalizado aos usuários de cada medicamento.

Benefícios de adotar um CRM

  1. Entrega personalizada ao seu cliente:

O CRM é uma ferramenta valiosa quando o assunto é atendimento e experiência do cliente.

Isso porque ela analisa o comportamento do mercado e antecipa as necessidades de todos que já interagiram com o seu produto ou serviço, te fornecendo informações chave sobre tudo o que eles procuraram e o que tiveram interesse quando estavam em contato com o seu negócio.

Com esses dados, a sua equipe de vendas consegue ter uma abordagem mais assertiva, promovendo um atendimento personalizado.


  1. Fidelização, captação e satisfação de clientes:

Depois dessa atuação personalizada e próxima, você consegue se atentar aos pontos mais sensíveis de cada usuário do seu produto, promovendo melhorias constantes.

O resultado não pode ser mais positivo: garante a fidelização e a satisfação daquele cliente.

  1. Gera valor à sua marca e captação de clientes:

Atualmente, ter uma boa experiência do cliente significa ter uma propaganda informal com feedbacks positivos.


Desse modo, o seu negócio ganha possíveis usuários, que enxergam, desde o primeiro momento, a sua marca com um grande valor integrado.



  1. Economia de tempo e de dinheiro:

Entendendo o comportamento dos seus clientes e leads, você consegue otimizar e até eliminar processos que já não são mais efetivos para que a sua venda se concretize.


Além disso, o CRM já entrega dados organizados e prontos para serem trabalhados. Assim, você consegue otimizar o seu tempo para focar em estratégias para alavancar ainda mais as suas vendas.


  1. Resolução rápida de problemas:

Sabemos que enfrentar uma crise não é fácil. Com um CRM você pode entender os movimentos do mercado e de seus clientes.


Caso algum problema comece a aparecer, você poderá entrar em contato com os usuários e solucionar naquela ocasião de maneira mais rápida e assertiva. Além disso, consegue entender quais são as novas tendências e se adequa mais rapidamente a elas.


  1. Promove insights e aumenta a sua atuação:

Com os dados sendo trabalhados em tempo real, o CRM fornece insights e recomendações para o sucesso de suas vendas. Esse movimento ajuda no desenvolvimento de novos produtos e amplia a sua atuação no mercado.


  1. Você e sua equipe trabalham juntos e distantes ao mesmo tempo:

Por ser uma plataforma online e na nuvem, você precisa, apenas, ter uma conexão de internet para conseguir acessar o seu CRM.


Isso permite que você e a sua equipe trabalharem distantes fisicamente, mas sempre de maneira conectada.


Além disso, os números são atualizados em tempo real e todos conseguem ver essas atualizações em conjunto, diminuindo o número de erros por informações desencontradas.


  1. Integra as equipes:

Com os dados fornecidos pelo CRM, equipes de diferentes áreas podem trabalhar em projetos juntos ou criar projetos diferentes, mas que conversam entre si.


Com isso, setores de vendas, marketing, produção, entre outros, trabalham em sintonia e ficam sempre atentos aos resultados das ações com os clientes.


Como você pode ver, integrar o CRM a sua empresa é sinônimo de economia e melhor atendimento.


Quer mais dicas para alavancar seus negócios? Continue no blog da Ligou.me.



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