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O que você precisa saber para digitalizar o seu negócio

Adotar o digital para a estratégia de um negócio para variados tipos de negócios deixou de ser apenas um diferencial e se tornou uma necessidade. Com o aumento das compras onlines, clientes cada vez mais buscam informações sobre as marcas antes de efetuar uma compra, seja ela online ou no varejo físico. Confira na prática como digitalizar o seu negócio, proporcionando maior agilidade, redução de custos e aumento do alcance de sua marca.

Muito mais do que apenas estruturar uma página para a sua marca, digitalizar um negócio abrange diversas áreas da estratégia de uma marca. Para isso, é preciso implementar um mindset digital dentro da cultura organizacional e utilizar as diversas funcionalidades tecnológicas disponíveis para agilizar os processos internos e externos além de promover ações e estratégias com o objetivo de aumentar a lucratividade e a produtividade de sua empresa

Impulsionado por uma intensa transformação digital, principalmente após o início da pandemia, empresas tiveram que passar por uma verdadeira transformação para se adequar a este movimento do mercado. Por isso, é tão importante que se estabeleça uma mentalidade digital, para que, com consumidores cada vez mais atentos e conscientes durante o ato da compra, seja possível aumentar o alcance de sua marca, atraindo novos clientes e também fideliza-lo.

Para que se haja uma digitalização completa e realmente eficaz, é necessário implementar ações, estratégias e tecnologias digitais, tornando os processos internos mais eficientes, através da automatização de processos.

Porém toda essa digitalização parte de um denominador comum: a implementação da cultura digital dentro das empresas. Para isso, é necessário que todos os funcionários, desde o colaborador até um líder ou gerente pensem em maneiras de utilizar as potencialidades e a economia que a internet oferece.

Como exemplo de economia, existem diversas ferramentas, muitas delas gratuitas, que oferecem diversos mecanismos que auxiliam equipes de marketing a pensar estratégias mais assertivas para o público-alvo da marca, e também, estratégias de retenção. Quando uma marca consegue atender ou até mesmo surpreender seus clientes, as chances de fidelização aumentam exponencialmente. Ferramentas como o ERP ou sistemas de planejamento de recursos empresariais podem fazer toda a diferença.
Também é possível reduzir custos com a implementação do e-commerce, que a cada dia, geram mais vendas. Assim, é possível evitar gastos excessivos com infra estrutura e funcionários, já que todo o fluxo de compra pode ser feito exclusivamente na internet.

Já em relação aos processos internos, existem diversas ferramentas que ajudam equipes a gerir projetos e que também facilitam a comunicação interna. Aplicativos como oTeams ou o Trello, se tornaram indispensáveis, principalmente em empresas que adotaram o modelo de home office.

Confira agora como implementar esse modelo dentro do seu negócio.

1 - Entenda quais as reais necessidades do seu negócio

Com tantas funcionalidades disponíveis, o primeiro passo é entender como a digitalização pode ajudar a sua empresa. Para isso, faça uma análise completa de todos os processos que fazem parte do seu modelo de negócio.

É importante responder perguntas como: qual o seu público-alvo? Quais ferramentas serão úteis para o seu negócio? Como é feito o atendimento?
Dessa forma, sua empresa estará mais preparada para entender como ela poderá usar o potencial máximo das ferramentas e processos disponíveis.

2 - Comece a criar uma estratégia digital

Agora que sua empresa já definiu as suas reais necessidades, chegou a hora de formular as metas e objetivos que ela deseja alcançar através da transformação digital. Nesse momento é importante considerar alguns pontos.

Estratégia: quais ações de operação, gerenciamento e administrativas precisam ser remodeladas para se adequar a este novo mindset?

Economia: quais processos e rotinas poderão ser transformadas ou incorporadas para gerar mais rentabilidade e sustentabilidade para o seu negócio?

Ambiente: a transformação digital também gera mudanças no ambiente físico das empresas. Por isso, especifique como implementar esses novos modelos dentro do seu ambiente de trabalho.

3 - Coloque sua marca na rede

Com uma estratégia definida e consolidada, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, é crucial que sua empresa possua um site forte, que atenda as demandas dos seus clientes, proporcionando uma experiência positiva durante a navegação. Muito mais do que apenas um repositório de informações sobre a marca, os sites passaram a ser uma das mídias mais importantes de diversas marcas. Para isso, é importante se aplicar técnicas de UX (User Experience) eSEO (Search Engine Optimization).

Também é possível implementar as vendas online dentro do seu site, que além de reduzir custos, podem atrair novos clientes que até então desconheciam a sua marca. Por isso, mantenha seu site sempre atualizado, para que dessa forma ele consiga se tornar uma autoridade dentro do ramo.

4 - Pense sempre em melhorias

Agora que sua empresa já garantiu seu espaço dentro da internet, é a hora de reunir feedbacks, realizar pesquisas e interagir com o seu público. Essa é a forma ideal de se reunir os insumos necessários, para assim, se manter sempre um passo à frente. Dessa forma, é possível entender e atender as reais necessidades dos seus clientes. Ferramentas como o Big Data fornecem dados que podem auxiliar o seu negócio a prever comportamentos de consumidores em potencial.

Aposte também em novas estruturas e modelos corporativos, para se executar as análises dos dados gerados e que mantenham a modernização constante dentro do seu negócio.

E não se esqueça: a transformação digital precisa ser uma constante dentro do seu negócio! Por isso, acompanhe os efeitos gerados de perto e os revise constantemente. Dessa forma, será mais fácil se adaptar a novas necessidades e inovações do setor!

Aqui na ligou.me contamos com diversas ferramentas que podem auxiliar a sua empresa durante esta transformação digital. Se quiser saber mais sobre as funcionalidades disponíveis, mande uma mensagem para a gente ou clique aqui e saiba mais sobre os planos e tecnologias disponíveis!




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