Ligue Para: (21) 4063-7007 ou (31) 4063-7007
Social:
Sua nuvem de negócios...

ESPECIAL METODOLOGIA ÁGIL: Saiba como tornar a sua empresa mais produtiva!

Metodologia Lean: A sua aliada para evitar desperdícios! Empresas de diversos setores conseguiram transformar o seu ambiente de trabalho, aprimorando os resultados e usando de forma mais inteligente o seu capital humano. Conheça já!

Metodologia Lean: A sua aliada para evitar desperdícios!

A metodologia Lean é mais um dos mecanismos relacionados às metodologias ágeis, embora tenha sido criada muito antes do manifesto ágil surgir.

Desde que foi criada, essa filosofia vem inspirando empresas de diversos setores a transformar o seu ambiente de trabalho, aprimorando os resultados e usando de forma mais inteligente o seu capital humano.

Embora novas metodologias tenham surgido a metodologia Lean continua sendo uma das principais práticas adotadas para gerir os negócios.


O que é metodologia Lean?

A metodologia Lean também é uma das práticas que foram criadas dentro do sistema Toyota de produção. A palavra Lean significa enxuto em inglês. Como o próprio nome já diz, essa prática tem o objetivo de tornar as produções mais econômicas ou enxutas em diversos aspectos.

Utilizando os recursos de forma racional e cortando qualquer desperdício, a filosofia Lean propõe um fluxo de trabalho simples e eficiente.

Trabalhando com a premissa de sempre criar valor para o cliente e resolvendo as complicações de forma sistemática, a metodologia Lean se apresenta como uma forma de repensar como os recursos são utilizados (materiais, tempo, pessoas) e como a liderança gerencia as operações da sua empresa.

A metodologia, foi criada inicialmente para ser aplicada às linhas de produção, hoje pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de negócio, trazendo a proposta de melhoria contínua.

Os 8 desperdícios que a metodologia Lean quer combater

É interessante mencionar que em um processo de trabalho seja ele no chão de fábrica ou no dia-a-dia de um escritório, podem haver desperdícios isolados e também desperdícios que causam um efeito dominó em todo o processo produtivo da empresa.

Ou seja, um problema de desperdício pode acarretar diversos! Veja abaixo os 8 desperdícios que a metodologia Lean quer evitar e como eles estão interligados:

  1. Desperdícios nos processos

A metodologia Lean trabalha para eliminar processos excessivos, não padronizados, difíceis de serem gerenciados e que não possuam uma sequência lógica para acontecer.

O processo deve funcionar de forma enxuta, sem ações desnecessárias que não agregam valor para o cliente.

  1. Desperdícios na produção

Um outro desperdício a ser eliminado com as práticas Lean é a produção excessiva. Aqui a solução parece simples, ora, é só produzir na quantidade exata que o cliente solicitou.

Na verdade, não é tão fácil! Muitas empresas possuem processos inflexíveis o que torna produção em quantidades diferenciadas mais onerosa. Ou seja, para obter eficiência a empresa deve contar com um sistema produtivo que seja flexível.

  1. Desperdícios com estoque

O desperdício com estoques pode derivar de diversas fontes e uma delas trata-se do tópico anterior. Uma produção excessiva, além do que o cliente necessita e sem planejamento, resulta em estoque parado.

Outra coisa que pode gerar excessos no estoque é a ausência de previsão de demanda e um setor de compras mal gerenciado.

Com isso, os níveis de matéria-prima, insumos e afins podem estar acima do necessário. Como você já deve saber, estoque é dinheiro parado!

Quer conhecer mais uma prática do sistema Toyota de produção para otimizar seus processos e te ajudar a gerenciar seus estoques? Leia nosso artigo KANBAN: Um método simples, eficiente e fácil de implantar!

  1. Desperdícios com Transporte

Alguns produtos necessitam do transporte para chegar ao consumidor. Porém, vale lembrar, que todos os transportes são formas de desperdício, já que não agrega nenhum valor a marca.

Pensando nisso, a metodologia Lean pode ser aplicada naqueles negócios em que os transportes são dispensáveis aos produtos.

Para aqueles que precisam de algum meio de transporte, o mais indicado é minimizar os seus efeitos.

Para isso, é fundamental que você tenha os locais de entrega próximos e escolha a melhor rota a ser feita, pensando sempre na redução dos custos e em criar um fluxo de trabalho único.

Uma boa solução para a eliminação de desperdícios com o transporte é utilizar a ferramenta 5S. Com ela, você cria a cultura da disciplina e da otimização de processos. Assim, a própria equipe consegue identificar oportunidades de melhorias.


  1. Otimização de movimentação

Esse item refere-se às movimentações que colaboradores e alguns equipamentos precisam fazer durante o dia para concluírem o seu trabalho.

O tempo gasto com deslocamentos poderia ser otimizado e utilizado para aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros da empresa.

Para esse tópico, mudanças simples podem ajudar a ter grandes resultados.

Organizar o local de trabalho, redesenhar o layout do local onde os profissionais atuam e deixar os materiais e ferramentas próximas à estação de trabalho são alguns exemplos de alterações simples, mas que fazem toda a diferença!


  1. Desperdícios devido a defeitos de trabalho

Esse tópico considera produtos que são quebrados ou ficam defeituosos no processo de produção, gerando o retrabalho ou o descarte do material.


Defeitos em produtos são um dos maiores pontos de desperdício da empresa e isso inclui desperdício de materiais, de tempo, de mão de obra e de recursos. Além disso, geram custos desnecessários e não previstos.

Um bom departamento de Gestão de Qualidade minimiza e muito esse tipo de problema.

Algumas outras ações ajudam a reduzir esse tipo de problema, como aderir ao CEP (Controle Estatístico de Processos) e ter processos e ferramentas que ajudam prevenir esse tipo de contratempo.


  1. Desperdício de tempo

Inoperância de máquinas e tempo ocioso de colaboradores também são desperdícios que a Metodologia Lean visa combater.

É natural que máquinas e profissionais tenham limitações de produção. Além disso, cada etapa do processo leva um tempo. Pensando em acabar com esse gap, você pode utilizar as metodologias Takt Time e Just in Time.

Elas também fazem parte da Metodologia Lean e podem te ajudar a organizar, distribuir e criar um fluxo de trabalho. Além disso, você consegue produzir apenas o necessário e no tempo certo.

  1. Desperdício de capital intelectual

Muitas vezes, os gestores tratam os colaboradores como robôs no fluxo de produção. Isso, além de não ser benéfico para o clima organizacional, também faz a produtividade cair significativamente.

Aproveitar a capacidade intelectual e individual de cada profissional faz com que todos trabalhem engajados e incentiva a fazerem aquilo que sabem fazer melhor, consequentemente, gerando melhores resultados.

Uma boa maneira de estimular e engajar os colaboradores é organizar um programa de Gestão por Competências.

Um resumo sobre o funcionamento da metodologia Lean

Resumidamente, a metodologia Lean funciona eliminando os desperdícios gerados ao longo do processo de produção.

Quando falamos de produção, não estamos falando apenas do âmbito fabril, embora essa metodologia tenha sido criada apenas para esse fim.

Hoje a metodologia Lean pode e deve ser aplicada em diversos processos de trabalho, desde o dia-a-dia no escritório até para projetos maiores e de alta complexidade.

O mais interessante de adotar esse tipo de ferramenta é a transformação cultural que irá acontecer aos poucos dentro da sua organização, onde os colaboradores estarão sempre estimulados a observar e minimizar os desperdícios.

Esse foi mais um tópico sobre metodologias ágeis! Gostou de saber mais sobre a filosofia Lean? Comece já a aplicar na sua empresa!



Termos Relacionados: ÁGIL AGILE METODOLOGIA LEAN PROCESSO PRODUTIVO

Compartilhe Este Conteúdo:

Artigos Relacionados

Pesquisar no Blog



Comentários

Curta nossa página
Entre em Contato
  • Endereço: Av. João Samaha, 1385, Sala 103 Bl 01, São João Batista
    Belo Horizonte/MG - CEP: 31.520-100
  • Telefones: (31) 4063-7007 | (21) 4063-7007
  • Email: comercial@ligoume.com.br
  • Chat - Seg. às sex.: 9:00 às 19:00
    Telefone - Seg. às sex.: 9:00 às 18:00
Diga Olá! :)

« Grupo BHG / Ligou.me ». ©Todos os direitos reservados 2015.